august 01, 2007

Ecad poderá ter que mostrar fórmulas de cobrança

Se Projeto de Lei for aprovado, órgão terá que publicar em seu site fórmulas de cálculo e cobrança dos direitos autorais
Alexandra Bicca, de Brasília
31/07 - 19:41

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) - órgão responsável pelo recolhimento de direitos autorais pelo uso de músicas em rádios, clubes, casas noturnas e eventos - pode ser obrigado a publicar, em seu endereço eletrônico, como é feito o cálculo para cobrança e os valores cobrados pela utilização de conteúdos.

Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei 818/07, do deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP), tornando obrigatória a publicação destas informações. O autor da proposta questiona a atuação do órgão. Segundo ele, há muito tempo o trabalho do Ecad vem sendo motivo de discussões. "A atuação do Ecad gera polêmica entre artistas de todo o País", disse Peccioli.

Peccioli explica que a atuação do Ecad é prevista em lei, mas por se tratar de órgão particular defende o aumento do controle sobre o trabalho do escritório. O parlamentar defende a utilização da internet como ferramenta para agilizar a divulgação dos cálculos. Para o depuitado, com a aprovação do projeto, todos os interessados poderão acompanhar de perto o trabalho do escritório e verificar se os recursos estão sendo destinados para os detentores dos direitos autorais.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura, de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Meio&mensagem

2 Comments:

At 5:34 p.m., Anonymous Anonym said...

Tenho 26 anos, sou advogado no Rio de Janeiro e atuo de maneira independente na área de direitos autorais..Queria mandar uns textos prá vcs, como faço?

Obrigado - Daniel Campello Queiroz - danielcampello@yahoo.com.br

 
At 3:30 p.m., Blogger Roberto Ferigato said...

Tai uma coisa que gostaria de ver,eu tenho uma sujestão para os meios de comunicação que utilizão musicas ou fonogramas fazer uma campanha no sentido de tornar obrigatório a publicação no site do Ecad as planilhas e repertórios musicais utilizados por todos os meios de comunicação, outra coisa,a obrigação do Ecad em publicar no site a pauta antecipada e as atas das assembléias para que os titulares tenham o direito de opinar e participar das decisões ( Musico é assim mesmo sonhador!!!)

 

Legg inn en kommentar

<< Home