januar 27, 2006

PL 532 é crime de lesa cidadania - janeiro/2006

Para autores musicais, PL 532 é crime de lesa-cidadania.Obrigados pela justiça a pagar os direitos autorais, cartel das salas de cinema engendrou projeto de lei para cassar remuneração dos criadores musicaisEstá na pauta do Senado, para votação em segundo turno, um projeto de lei do cartel de salas de cinema, que cassa o direito dos criadores de receberem direitos autorais pelo uso de suas obras nas exibições cinematográficas. É o PL 532/03, que isenta os cinemas de pagarem direitos autorais pelas músicas dos filmes exibidos. O projeto foi apresentado pelo ex-senador João Capiberibe e pelo senador Paulo Otávio, proprietário de cinemas em Brasília. O relator é o senador Saturnino Braga, que é tio de Rodrigo Saturnino, hoje principal executivo da distribuidora norte-americana Columbia-Tristar e ex-diretor do condenado grupo Severiano Ribeiro, e tem como patrono na tribuna o senador César Borges, proprietário da Rádio Novo Rio, que chegou a ser fechada e lacrada pela Justiça baiana por sonegação de direitos autorais.
CALOTE
A cobrança de direitos autorais no cinema está na lei há mais de trinta anos. Entretanto, há cerca de 17 anos, o grupo Severiano Ribeiro (à época a maior rede de salas de cinema no Brasil) parou de repassar esses direitos. Como mau exemplo é fogo em palha, a Art Filmes e outros grupos exibidores também deixaram de pagar os direitos autorais devidos aos criadores, apesar de incluírem o percentual relativo a esses direitos no preço dos ingressos.. Em abril de 2003, o Superior Tribunal de Justiça determinou que os caloteiros estavam obrigados e pagar os direitos autorais e condenou-os a repassassem, aos autores musicais, com a devida correção, os direitos que haviam retido irregularmente no passado.
A sentença do STJ fixou jurisprudência para que outros grupos exibidores, igualmente devedores, sejam condenados a pagar. Não podendo ir contra a decisão de um tribunal superior, os exibidores decidiram alterar a lei que os condenou. É verdade que, mesmo que viesse a ser aprovada, essa nova lei não teria, em princípio, efeito retroativo, mas os amigos do alheio já se organizaram para tirar proveito. Seus advogados têm assediado as lideranças dos autores musicais com propostas do tipo: Os devedores cotizam-se para pagar a dívida dos condenados, que passa dos 50 milhões de reais, e o Ecad retira todas as ações contra os outros caloteiros. Depois, acreditam eles, a nova lei dispensa-os de pagar no futuro e esse acordo os livraria de pagarem, também, o que empalmaram no passado. Além disso, como a sentença do Superior Tribunal de Justiça ainda está na fase de perícia, a aprovação de tal lei abriria caminho para outros tantos anos de chicanas protelatórias. OMISSÃOEsta é a razão para a maquinação do projeto de lei 532/03. E, é claro, que para defender tão elevados interesses foi escalada uma seleção de desprendidos especialistas. Já, de seu lado, o ministro Gilberto Gil não tugiu nem mugiu sobre a questão, mantendo uma omissão conivente.O argumento mais divulgado pelos capitães-do-mato das norte-americanas Columbia-Tristar, Cinemark, UCI, etc. e do alinhado Severiano Ribeiro, é que, como 95% dos filmes exibidos são norte-americanos não é justo mandar esse dinheiro todo para os autores americanos, ainda mais que, argumentam, os cinemas americanos não pagam esses direitos autorais. Só faltava essa! Os monopólios do império e seus associados estão empenhados em defender os interesses nacionais brasileiros contra a rapinagem que eles próprios praticam! Vieram para o Brasil, usaram de todos os meios para quebrar e fechar as distribuidoras e as salas de cinema nacionais (fazem lobby desenfreado para impedir qualquer aumento da quota de tela), monopolizaram a exibição com os tais 95% de filmes americanos e ainda argumentam que não querem pagar direitos autorais para defender o cinema brasileiro.
Outro argumento que tem sido usado à exaustão é que a cobrança desses direitos autorais prejudica o desenvolvimento do cinema nacional. Os direitos autorais, que, em média, correspondem a um vigésimo do preço de um saco de pipocas, seriam os responsáveis pelo preço altíssimo dos ingressos, espantando o público e desencadeando, assim, uma seqüência de retraimentos prejudiciais ao potencial crescimento da produção nacional. Devem referir-se aos 5% que ainda deixam para os filmes brasileiros dividirem com as produções do resto do mundo.DIREITO ADQÜIRIDOO que os agitados senadores escondem é que esse projeto agride todas as práticas e normas internacionais de proteção à Propriedade Intelectual, principalmente o Convênio de Berna, do qual o Brasil é signatário. E que implica no rompimento de tratados e contratos internacionais firmados pelo Brasil, o que provocará sanções contra o nosso país, particularmente no âmbito da Organização Mundial de Comércio – OMC. Além de violar uma cláusula pétrea da Constituição Federal, que determina: “aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar” (Art. 5º, inciso XXVII).
“A Constituição Federal, além de garantir do direito à propriedade (Art. 5º, inciso XXII), reza expressamente que nenhuma lei pode prejudicar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada (idem, inciso XXXVI). A cobrança de direitos autorais no cinema é direito adquirido há mais de trinta anos, constitui ato jurídico perfeito (vigente em todo o mundo civilizado) e sua legalidade foi confirmada por uma sentença do Superior Tribunal de Justiça. O PL 532/03 afronta todos esses princípios, apunhala a cidadania e rasga a Carta Magna, que sequer pode acolher emendas que visem abolir quaisquer direitos e garantias individuais. Querer aprovar uma lei para expropriar sumariamente os direitos dos criadores, chega a ser risível, não fosse trágico.”, destacou Marcus Vinícius de Andrade, presidente da Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes – Amar/Sombras, e autor de mais de trinta trilhas sonoras de filmes brasileiros.
Mas também “desconhecem” que existem regras de reciprocidade internacional e que os criadores brasileiros recebem direitos autorais do exterior sobre itens dos quais não há cobrança equivalente em nosso país. “Além de expropriar os criadores nacionais, o PL 532/03 também afrontará os autores internacionais: será que Michael Jackson ou os herdeiros de Cole Porter concordarão em saber que não mais detêm direitos sobre suas próprias obras no Brasil? Isso certamente ensejará um clamor mundial contra o Brasil que, além de retaliações comerciais no âmbito da OMC, poderá até sofrer a interdição de filmes estrangeiros em seu território. Também ao contrário do que pensam os nobres senadores, a produção cinematográfica nacional será seriamente prejudicada: se impossibilitados de auferir direitos pela execução pública de suas obras, os criadores musicais (e também a indústria fonográfica e os editores musicais) terão de cobrar antecipadamente pela inclusão de músicas nas trilhas sonoras dos filmes, com isso onerando substancialmente os já minguados orçamentos de produção” lembrou o presidente da Amar/Sombrás.
COPYRIGHTS
Os Estados Unidos não recolhem um percentual dos ingressos para repassar para os autores. O sistema de copyrights prevê que o pagamento desses direitos seja feito previamente. Assim, não mandam esse percentual para o Brasil, nem para nenhum outro país, apesar de receberem do resto do mundo.. Mas mandam muito dinheiro de direitos autorais pela execução de músicas brasileiras em rádio e televisão e não recebem do Brasil, já que, vide exemplo da rádio do senador César Borges, as rádios e as tvs brasileiras só pagam na Justiça, depois de décadas de tramitação dos processos em que invariavelmente são condenadas. Aliás, os Estados Unidos também não recebem direitos autorais pela exibição nos cinemas há muito tempo: O cartel das salas de exibição não pagou durante 17 anos.
RECIPROCIDADE
Mas a reciprocidade internacional funciona. Os autores estrangeiros são tratados em cada país como os autores da terra. Cada um paga para os outros em função do que usa e recolhe. A Espanha, por exemplo, paga para os autores brasileiros direitos pela execução de música nas touradas e, obviamente, não recebe nada correspondente.
Ademais qual é o problema dos exibidores de cinema, que lucram com a obra criada por outros, pagarem direitos autorais para criadores estrangeiros? Cada obra de arte é única. A música de cada autor americano, inglês, francês, etc. é uma obra única, portanto sem igual aqui ou em qualquer outra parte do planeta. É justo que o autor tenha o seu trabalho remunerado. O que o Brasil não precisa é que algumas distribuidoras e organizações norte-americanas venham distribuir filmes e montar salas de cinema. Afinal, os brasileiros já sabiam fazer isso muito bem antes deles invadirem. Basta lembrar da extinta Embrafilme e do exemplo do velho Luiz Saveriano Ribeiro, que começou com o cinema Moderno, em 1921, em Fortaleza e chegou a ter a maior rede de salas de exibição do Brasil, rede, infelizmente, agora em acelerado encolhimento por obra dos “júniors” e seus brilhantes executivos sempre prontos a enfiarem-se debaixo da Columbia-Tristar.
JOÃO MOREIRÃOhttp://www.brasilcultura.com.br/conteudo.php?id=1353

13 Comments:

At 3:19 p.m., Anonymous Anonym said...

é preciso calma para entender a situação, não radicalismo.

direitos são fenômenos políticos, não sao coisas estanques, é a representação legal da ideologia de determinado(os) grupo(os). É assim e sempre será assim, ora uns saem mais beneficiados que outros, ora outros mais que uns. Nem todos saem ganhando. Imparcialidade é uma fantasia para enganar os trouxas.

e você está radicalmente implicado na causa, haja visto a acentuada adjetivação empregada em seu texto... colega, sugiro calma para entender a situação.

Não é por acaso que o tema dos direitos autorais está sendo tão discutido nos ultimos tempos. A lei brasileira já não dá conta de todo tipo de manifestação cultural e seus usos. E nem por acaso é também a proliferação de gravadoras independentes, musicos independentes e etc.

Para modernizar a lei e chegar a um consenso é preciso pesquisa quantitativa e qualitativa, debate, justo e limpo, e não defesa armada do que já está estabelecido há tanto tempo.

não concordo com o projeto de lei, mas vejamos com mais calma a situação dos direitos autorais no nosso país. As coisas mudaram, o país mudou e cada caso, um caso. Nos EUA a industria cinematografica e fonografica são diferentes que a daqui. Não devemos copiar modelos e sim desenvolver sistemas coerentes com nossa situação.

é isso aí
abraço

 
At 7:04 p.m., Anonymous Anonym said...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we have been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] quest of a long leisure for the time being and recollect how to harness the massive power of Xrumer and turn it into a Bills machine.

We also provender the cheapest prices on the market. Numberless competitors desire expect 2x or consistent 3x and a a pile of the time 5x what we charge you. But we maintain in providing enormous service at a small affordable rate. The unbroken point of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper variant to buying Xrumer. So we train to keep that bit in cognizant and provide you with the cheapest standing possible.

Not simply do we cause the most successfully prices but our turnaround in the good old days b simultaneously for the treatment of your Xrumer posting is wonderful fast. We will pull someone's leg your posting done before you certain it.

We also outfit you with a roundish log of well-heeled posts on contrary forums. So that you can get the idea over the extent of yourself the power of Xrumer and how we get harnessed it to help your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can trust to see thousands upon thousands of backlinks for your site. Myriad of the forums that your Location you force be posted on have high PageRank. Having your association on these sites can categorically serve build up some crown grade help links and uncommonly boost your Alexa Rating and Google PageRank rating utterly the roof.

This is making your position more and more popular. And with this better in regard as grammatically as PageRank you can envisage to see your milieu in effect rank high-pitched in those Search Engine Results.
Above

The amount of traffic that can be obtained aside harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may still be publishing your locality to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Imagine 1 brief on a in demand forum will almost always enter 1000 or so views, with signify 100 of those people visiting your site. At once imagine tens of thousands of posts on in demand forums all getting 1000 views each. Your traffic will go at the end of one's tether with the roof.

These are all targeted visitors that are interested or bizarre nearly your site. Deem how assorted sales or leads you can achieve with this considerable gang of targeted visitors. You are truly stumbling upon a goldmine primed to be picked and profited from.

Retain, Transport is Money.
[/b]

GET YOUR INFERIOR BLAST TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

 
At 1:20 a.m., Anonymous Anonym said...

[B]NZBsRus.com[/B]
Lose Slow Downloads With NZB Downloads You Can Easily Find High Quality Movies, Console Games, MP3 Albums, Applications and Download Them at Alarming Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Usenet[/B][/URL]

 
At 8:00 p.m., Anonymous Anonym said...

Rota reside the animalistic with two backs casinos? digging this advanced [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] exemplar and dally online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our redesigned [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and stroke onto be realized to memoirs spondulix !
another out-of-the-way [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] enterprise is www.ttittancasino.com , in pick to of german gamblers, inspect not absorbed online casino bonus.

 
At 4:08 a.m., Anonymous Anonym said...

[url=http://www.onlinecasinos.gd]casino[/url], also known as agreed casinos or Internet casinos, are online versions of notable ("chunk and mortar") casinos. Online casinos rush gamblers to tricky and wager on casino games nerve of the Internet.
Online casinos typically wagon odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos aver on higher payback percentages in the output in television of furrow train stance games, and some remonstrate upon known payout concord audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed unspecific over-sufficient generator, register games like blackjack sine qua non an established column edge. The payout boost a slice after these games are established lifestyle the rules of the game.
Innumerable online casinos exemption senseless of the closet or property their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Wide-ranging See also subreption Technology and CryptoLogic Inc.

 
At 2:33 p.m., Anonymous Anonym said...

You ought to be a part of a contest for one of the finest websites on the
net. I most certainly will recommend this web site!

Also visit my website ... casino bonuses codes no deposit

 
At 9:58 p.m., Anonymous Anonym said...

Hello, i think that i saw you visited my blog thus i came to “return the favor”.
I am trying to find things to improve my website!I suppose its ok to
use some of your ideas!!

my website online casino bonuses and blogs 2013

 
At 1:18 a.m., Anonymous Anonym said...

Hello, after reading this awesome post i am too happy to share my know-how here with mates.



Also visit my site: online casino bonuses free money For 2013

 
At 1:19 a.m., Anonymous Anonym said...

Amazing! This blog looks exactly like my old one!
It's on a totally different topic but it has pretty much the same layout and design. Excellent choice of colors!

my web page ... free casino bonus

 
At 4:28 p.m., Anonymous Anonym said...

Ahaa, its pleasant conversation on the topic of this paragraph here at this webpage, I have read
all that, so at this time me also commenting here.


Also visit my blog post - casino microgaming

 
At 6:44 a.m., Anonymous Anonym said...

Great goods from you, man. I've understand your stuff previous to and you're just extremely wonderful.

I actually like what you have acquired here, really like what you're saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it smart. I can't wait to read much more from you.
This is really a tremendous website.

My blog: seo Consultant india

 
At 8:11 a.m., Anonymous Anonym said...

Hiya! Quick question that's entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My web site looks weird when browsing from my iphone. I'm trying to find a theme or plugin that might be able to correct
this issue. If you have any suggestions, please share.

Many thanks!

Stop by my web blog; lloyds pharmacy

 
At 7:25 a.m., Anonymous Anonym said...

helpful information You can get immediate strategies to your questions, staying away from some concerns and miscalculations about coverage and much more. It also reimburses you for the purchase price of your dog (up to policy limits) if your pet dies as a result of an accident.

 

Legg inn en kommentar

<< Home